O Papel da Tecnologia na Ansiedade Moderna
Não podemos ignorar a influência da tecnologia e das redes sociais e seus efeitos na saúde mental. Embora nos conectem e ajudem em muitos aspetos, a manipulação de dados — a “sombra da tecnologia da informação” — também trás consequências e prejudica vidas individuais e coletivas. Como exposto no documentário “O Dilema das Redes” (The Social Dilemma), documentário que explora o impacto das redes sociais na sociedade e como elas podem ser manipuladoras e prejudiciais. As redes sociais podem manipular-nos para que consumamos certos produtos ou para que nos tornemos quem elas querem que sejamos. Nós, os utilizadores, tornamo-nos o próprio “produto a ser consumido”, e o nosso valor é medido pelo número de cliques e “gostos” que recebemos.

Através de estudos sobre o cérebro humano e a psicologia comportamental, é estabelecido um padrão de reforço intermitente, que é o mais viciante. Como resultado, muitos jovens, em particular, sofrem de uma grande adição às redes sociais, levando a um aumento do desinteresse pela vida, maior ansiedade, depressão e Burnout, redução do contacto pessoal, menos envolvimento com exercício físico e baixa autoestima. A sofisticada utilização da inteligência artificial permite que os computadores nos bombardeiem com informações individualizadas, muitas vezes não verificadas ou tendenciosas, que agradam a certos grupos. Este “bombardeio” de informação cria “realidades” diferentes e polarizadas, o que fortalece o sentimento de pertença a um grupo e estimula emoções contra quem pensa de forma diferente. Isto pode esgotar a nossa capacidade de discernimento e aumentar a sensação de que o mundo é um lugar hostil.
Reconhecer e Agir
Se a ansiedade estiver a afetar a sua vida, é importante reconhecer os sinais. Sintomas como inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e perturbações do sono são alertas importantes. As tensões acumuladas são uma forma do organismo tentar reequilibrar o seu aparelho psíquico, resultando em sintomas que variam em gravidade e intensidade.
Compreender a ansiedade e as suas causas na sociedade contemporânea é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio. É um convite à consciencialização da necessidade de mudança no estilo de vida atual. A ansiedade, embora natural, quando se torna um problema, merece atenção e cuidado.
Saber que os seus sentimentos são válidos e que existem razões para eles é libertador. Se se identifica com estas descrições, lembre-se que procurar ajuda profissional é um ato de coragem e um investimento valioso no seu bem-estar.
O caminho para lidar com a Ansiedade e recuperar o seu bem-estar é individual e pode levar tempo, mas é possível. Não tenha receio ou vergonha de pedir ajuda; é um sinal de força e autocuidado.
Se sente que precisa de apoio para compreender e lidar com Ansiedade, ou com outros sintomas de sofrimento psicológico, estou aqui para o/a ajudar. Ofereço atendimentos on-line para maior conveniência, e sessões presenciais em Lisboa e Cascais.
Contacte-me para saber como podemos trabalhar juntos/as para encontrar o seu caminho para a recuperação e o bem-estar.