Luto Não Tratado: Os Perigos Escondidos Para a Sua Saúde Mental

O luto não tratado esconde perigos para sua saúde mental sendo esta uma experiência humana universal e, embora seja uma resposta natural à perda de um ente querido, pode ser um dos eventos mais estressantes e geradores de sofrimento intenso na vida de uma pessoa. A forma como se experiencia essa tristeza é profundamente influenciada por fatores como a cultura, a religião, a idade, o grau de parentesco, o género, o tipo de morte, os vínculos e os recursos internos disponíveis a cada indivíduo.

Os Efeitos de Não Tratar o Luto Psicologicamente

Quando a capacidade de lidar com a perda é escassa, o sofrimento pode manifestar-se através de sintomas ligados à negação e repressão da perda. Esta dificuldade em lidar com a perda e a separação está associada a um grande número de patologias. As dificuldades decorrentes do luto podem, de facto, incapacitar e desorganizar a vida das pessoas enlutadas a ponto de não conseguirem lidar com tamanha tristeza.

Existem sintomas comuns associados à perda de uma pessoa com quem se teve um relacionamento próximo. Estes incluem sintomas emocionais, como tristeza profunda, culpa, ansiedade e solidão; comportamentais, como falta de concentração, choro e apego a objetos do falecido; cognitivos, como descrença, preocupações e confusão mental; e físicos, como falta de ar e falta de energia. Embora sejam respostas esperadas, se estes sintomas do luto forem fortemente vivenciados e persistirem por mais tempo do que seria esperado, considerando o contexto do indivíduo, pode ser indicativo de um processo de luto irracional ou mal adaptativo, ou mesmo de um transtorno de adaptação.

É crucial que o profissional saiba diferenciar a tristeza característica de um luto normal daquela considerada patológica. No luto normal, o sentimento é de vazio e perda, enquanto num episódio depressivo maior (EDM) o sentimento é de humor deprimido persistente e incapacidade de antecipar visões positivas do futuro. Embora o luto intenso possa causar grande sofrimento, dificilmente provoca um EDM; contudo, a coexistência de sintomas de luto e EDM pode indicar uma predisposição a doenças emocionais6. Um anseio intenso ou saudade é esperado, mas o medo da separação pode indicar uma dificuldade emocional, como um transtorno de ansiedade. Um transtorno de adaptação, que pode ser investigado em casos de sintomas de luto persistentes e intensos, tem um prognóstico pior e está associado a maiores chances de tentativas e consumação de suicídio. A desesperança, em associação com a depressão, é um fator de risco significativo para o suicídio.

Os materiais fornecidos listam diferentes tipos de luto que podem ser complexos e requerer atenção, como o luto complicado, atrasado, exagerado (associado ao risco de suicídio) e crónico. Não abordar estas formas de luto pode perpetuar o sofrimento e a desadaptação.

As Vantagens do Acompanhamento Psicológico no Luto

As vantagens do acompanhamento psicológico no luto, especialmente através de abordagens estruturadas e baseadas em evidências, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), tem demonstrado ser eficaz no auxílio a pacientes enlutados. Pensar e sentir o luto constitui uma ferramenta fundamental para a intervenção e o apoio.

O acompanhamento psicológico proporciona ferramentas e um ambiente seguro para que se possa processar a dor de forma saudável e adaptativa. Ajuda na compreensão e reavaliação de interpretações disfuncionais, promove comportamentos mais eficazes, e contribui para emoções mais positivas. A terapia auxilia na construção de estratégias de enfrentamento para a saudade e os problemas diários, ajudando o paciente a abandonar comportamentos dependentes e a alcançar uma adaptação funcional à perda.

Lidar com a perda é um desafio imenso, e buscar ajuda profissional é um sinal de força e autocuidado. Não enfrente o luto sozinho(a). Oferecemos um espaço seguro e confidencial para o(a) ajudar a navegar por esta experiência dolorosa e a encontrar o seu caminho de volta ao bem-estar.

Se procura apoio e reside em Lisboa, Carcavelos, ou prefere a conveniência e flexibilidade do atendimento online, estamos aqui para si. Convidamo-lo(a) a dar o primeiro passo e contactar-nos para agendar a sua consulta.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *